quinta-feira, outubro 23, 2008

Inside Drawing, de João Dias até dia 2 de Novembro @ Galeria Municipal Lagar de Azeite em Oeiras


É com muito gosto que a Void Creations vos convida para a Exposição - INSIDE DRAWING - de João Dias a decorrer neste momento até 2 de Novembro na Galeria Municipal Lagar de Azeite em Oeiras.

Este projecto “Inside Drawing” surge no seguimento de um trabalho que João Dias desenvolveu em Berlim intitulado “Living Draw”. No projecto de Berlim o desenho era alimentado de modo a crescer, a alastrar, até ocupar e absorver todos os elementos do espaço intervencionado.

“Living Draw”

No projecto site-specific a desenvolver no Lagar o artista criará um simulacro de desenho no espaço, assumindo as estruturas/limites arquitectónicos como superfície para o desenho, questionando deste modo os limites do próprio desenho ao sugerir que este vive para além dos limites do papel e das tradicionais duas dimensões, mas também do próprio espaço que o suporta.



Se por um lado o espaço em questão define limites de acção, por outro suscita novas abordagens, assim, nesta instalação de desenho, pouco a pouco o desenho apodera-se de todo o espaço, numa nova interpretação que tem origem dentro do próprio espaço, desenhando-o e redesenhando-o, RE(criando-o).
Deste modo o espaço absorverá características plásticas e ritmos específicos do desenho, numa fusão, que se pretende permita ao visitante a experiência sensorial de estar/sentir-se “dentro de um desenho”.


"Na caixa

Unificam-se letras e anúncios, aglomera-se o sentido das coisas

porque vieram ter convosco os jornais

porque forraram a casa

porque inundaram a vida onde se refaz o presente compulsivo.

Renuncia-se o mundo utilizando-o como ferramenta

atravessam-se paredes através de rotas suspensas,

não existem intervalos

tudo se reduz ao preto e branco.

Assim : ."


Mariana Gomes


O artista, nascido em 1983, formou-se em Arte Plásticas (na variante de pintura) pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa em 2006. Actualmente, vive e trabalha entre Lisboa e Berlim.

O desenho assume-se como fio condutor do trabalho deste artista, edificando estruturas de pensamento, condicionando acções e reflectindo-se em diferentes médiuns e suportes. Pretende explorar a relação entre o desenho, o indivíduo e o espaço. Este processo remete para um outro que lhe é colateral e complementar de reinvenção do próprio espaço, ao explorar/potenciar as possibilidades que este encerra.
A estratégia do seu desenho passa pela sua materialização através da exploração das relações que este cria com humano e com o espaço que habitamos. Através de uma plasticidade exacerbada, sugere/cria uma nova realidade, ficcionada/real, tornando o desenho tão corpóreo quanto nós, os objectos ou o espaço onde existimos.

Estão também patentes nesta exposição as projecções contínuas de dois vídeos elaborados pelo artista acerca do seu trabalho em Berlin.


A Void Creations irá brevemente levar a cabo a realização de uma performance neste mesmo espaço que irá contar com a presença de vários artistas convidados e no qual será filmada uma pequena curta de videoarte.



" INSIDE DRAWING" JOÃO DIAS

Data: Até 2 de Novembro

Local: Galeria Municipal Lagar de Azeite

Morada: Rua do Aqueduto, Palácio Marquês de Pombal, Oeiras

(a 300m da estação CP de Oeiras)

Tel: 21 440 67 83

Organização CMO

www.wooloo.org/joaodias

Entrada Livre
Aberto todos os dias das 14:00 ás 18:00

Encerra à Segunda Feira.

Link: www.wooloo.org/joaodias


Sem comentários: